Descrição
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. Abordagem
- Aula 2. Metodologia
- Aula 3. Tendências ou modelos pedagógicos
- Aula 4. Tendências pedagógicas
- Aula 5. Tendência liberal
- Aula 6. Tendência progressista
- Aula 7. Teoria cognitiva da aprendizagem
- Aula 8. Aprendizagem significativa
- Aula 9. Modificabilidade cognitiva
- Aula 10. Universalização e padronização
- Aula 11. O professor tradicional
- Aula 12. Papel da escola
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. Desenvolvimento holístico
- Aula 14. Imaginação e pensamento livre
- Aula 15. Diferenciais da metodologia Waldorf
- Aula 16. Filosofia, documentação e família
- Aula 17. Pilares do método Reggio Emilia
- Aula 18. Linguagens artísticas e tecnologia
- Aula 19. Vínculo e desenvolvimento
- Aula 20. Princípios da abordagem Pikler
- Aula 21. Conceitos da abordagem Pikler
- Aula 22. Pilares da educação Montessori
- Aula 23. O professor e a sala de aula
- Aula 24. Períodos evolutivos
- Aula 25. Estudo científico da aprendizagem
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. Características do cognitivismo
- Aula 27. Ambiente, sujeito e aprendizagem
- Aula 28. Protagonismo e mediação
- Aula 29. O professor construtivista
- Aula 30. Dicas para professores
- Aula 31. Do social para o individual
- Aula 32. Foco no relacionamento interpessoal
- Aula 33. O professor sociointeracionista
- Aula 34. Conceito de metodologia ativa
- Aula 35. Alunos protagonistas
- Aula 36. Principais metodologias ativas
- Aula 37. Experiência de aprendizagem mediada
- Aula 38. Critérios de mediação
- Aula 39. O professor mediador
Sobre o autor: Marcelo Clemente
Marcelo Reis Clemente é mestre em educação e saúde, especialista em desenvolvimento humano e cognitivo, educação e inclusão e em psicopedagogia clínica e institucional. Marcelo tem experiência como docente nas áreas de administração de empresas, pedagogia e psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.